Cuidar do meio ambiente é um trabalho coletivo e todos precisam trabalhar a consciência ecológica, a fim de cuidar do meio em que vive, prevenir doenças e assim ter maior qualidade de vida. Pensando nisso, o Projeto Vivendo e Aprendendo, realizado pela equipe da Humanização do Hospital Frei Gabriel (HFG), vem promovendo diversas atividades que são essenciais para maior qualidade de vida dos pacientes. No dia 08 de maio, os pacientes que aguardavam o atendimento ambulatorial receberam a palestra sobre meio ambiente e reciclagem, a temática proporcionou um diálogo e integração entre os pacientes e os colaboradores do HFG.
O tema desenvolvido pelo Projeto foi escolhido para conscientizar os pacientes sobre a importância de cuidar do ambiente em que vivem e reciclar, principalmente aquilo que é considerado lixo definitivo. Segundo a assistente social e organizadora da palestra, Daura Luiza de Freitas, na oportunidade também foi possível falar sobre a importância de manter locais limpos para prevenir surtos de dengue e outras doenças que podem prejudicar a população Frutalense. “O nosso propósito foi de demonstrar a importância em cuidar do meio ambiente, de oferecer uma alternativa para aquilo que achamos que é lixo, mas que pode ser reciclado e reutilizável”, completou a assistente social.

Daura Luiza, Rogério Jonas e as colaboradoras que auxiliaram na palestra
O IBRAPP, Instituição gestora do HFG, apoia as mudanças saudáveis de hábito e a novas políticas de sustentabilidade que beneficiam a população com saúde e segurança na utilização dos recursos naturais. Além da dinâmica realizada junto aos pacientes, o Projeto Vivendo e Aprendendo busca a integração dos setores do HFG, dessa forma o colaborador Rogério Jonas da Silva, técnico em segurança do trabalho do setor de Segurança Especializada em Medicina e Saúde do Trabalho – SESMT, foi convidado pela equipe da humanização para tratar um pouco dos benefícios que a reciclagem pode levar a população.
De acordo com a explicação desenvolvida, a redução da poluição e a limpeza da cidade, podem evitar entupimento de bueiros e doenças como a dengue foram alguns dos benefícios expostos pelo colaborador. “Além dos benefícios ambientais, como a redução do desmatamento, cuidar do meio ambiente também é gerar renda, já que muitos vivem da reciclagem de materiais que levam anos para se decompor na natureza”, completou Rogério.

Rogério Jonas da Silva, técnico em segurança do trabalho
A consciência sobre as nossas atitudes pode trazer mudanças significativas para o meio ambiente, uma das grandes preocupações do século XXI é combater a poluição e o desperdício desenfreado de recursos importantes como a água. Além disso, Rogério citou os 4 Rs do meio ambiente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar. Com eles o lixo descartado de forma correta gera mais benefícios sociais e econômicos.

potes reciclados feitos pela professora Violeta