Servidores que atuam na rede de atendimento sócio assistencial do município nas áreas da saúde, educação e social foram capacitados na quarta-feira (04). O objetivo é formar multiplicadores do serviço de acolhimento familiar do Programa Família Acolhedora implantado pela Lei Municipal número 6.435 de 11 de junho de 2019. A capacitação foi feita pela Secretária Municipal de Promoção Humana, Suely Faria Maia, que vai passar a atuar também com coordenadora do Núcleo do Serviço de Acolhimento Familiar de Frutal.
De acordo com Suely, para que a comunidade tenha cada vez mais conhecimento do programa, novas palestras deverão ser realizadas. Ela explica que o programa Família Acolhedora tem a função social de acolher de forma voluntária em seu espaço familiar a criança ou o adolescente em situação de risco pessoal e social e que, para ser protegida, foi afastada do seu meio familiar e comunitário. “Aquelas que até então são encaminhadas ao abrigo, a partir do momento que forem abraçadas pelo projeto, terão garantido a essência da convivência”, observou.
Ainda como parte do Programa, em breve o município deverá contar com o Núcleo do Serviço de Acolhimento que vai funcionar no prédio da Promoção Humana. No local, será feito o cadastramento das famílias habilitadas pelo Juizado da Infância interessadas em participar do projeto e que pretendem oferecer o seu lar para acolher, temporariamente, a criança ou adolescente. “Será uma luz no fim do túnel para minimizar os efeitos do acolhimento quando a criança está numa situação grave de risco”, destacou.
O Núcleo irá atender na Promoção Humana, no período da tarde, nas segundas e terças-feiras. Já no período da manhã, ele vai funcionar em uma sala no foro da Comarca. Uma forma de aproximação e de acompanhar de perto o processo que envolve a família assistida judicialmente. Assim que tiver início o cadastramento, a documentação das famílias interessadas será recebida na Promoção Humana pela assistente social Jeane Aparecida Vieira e pela psicóloga Marina Barcelos que também farão a orientação necessária sobre o funcionamento e a proposta do Programa Família Acolhedora. Mais informações podem ser obtidas na Promoção Humana pelo 3423-2636.