A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Frutal iniciou as práticas ecológicas do ano letivo de 2020.
Sustentado pelos princípios agroecológicos, o projeto envolve todas as escolas municipais, na proposta da reconexão com a natureza e no despertar para as relações de respeito, cooperação, higiene, alimentação saudável, valorização dos saberes tradicionais, consumo consciente e escuta pelas relações intergeracionais. E conta com o trabalho das educadoras ambientais Gercina Angelo e Aline Nunes de Souza.
Segundo a secretária de Meio Ambiente Monica Alves, no conceito de alimentação saudável, trabalha-se a compreensão sobre a importância dos vegetais na alimentação humana e na preservação do ambiente natural, empregando na horta escolar, cultivo de verduras, legumes condimentos e chás como aparelho de descobertas e interatividade. “No fundo, o que o projeto Práticas Ecológicas quer construir com as crianças é o entendimento do que disse Capra, que não podemos mais enxergar o universo como máquina, composto de blocos elementares. Descobrimos que o mundo material é principalmente uma rede inseparável de relações. O planeta é um sistema vivo e autorregulado. A evolução não é uma luta competitiva pela existência, mas sim uma dança cooperativa”, cita.