A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os cuidados para prevenir a conjuntivite no município. De acordo com a secretária responsável pela pasta, Marília Gonçalves Martins, as pessoas devem ficar atentas quando apresentar os sintomas, pois é uma doença causada por vírus ou bactérias que causam irritação nos olhos, secreção amarelada, inchaço e vermelhidão nos olhos, com duração de até 15 dias.
Marília ressalta que a conjuntivite é facilmente transmissível e acontece de pessoa para pessoa, pelo compartilhamento de utensílios comuns, como copos, talheres, pratos ou toalhas. “Temos conjuntivites causadas por reação alérgica, que pode ser o contato com uma planta, poeira, algum produto de limpeza, cremes, entre outras substâncias, e pode ser também causada por vírus e bactérias que hoje é muito comum, conhecida como conjuntivite primaveril, causada por pólen espalhado no ar”, explica.
A secretária orienta que ao identificar a conjuntivite, a pessoa não compartilhe fronhas e toalhas de rosto. Não cumprimente as pessoas com beijo, abraços ou apertos de mão enquanto estiver com a doença. Lave sempre bem as mãos e não coce ou leve as mãos nos olhos. “A gente sabe que não tem vacina, então temos que tomar medidas de higiene ou mesmo de afastamento, para que isso não dissemine, pois sabemos que passa muito rápido de uma pessoa para outra”, comenta.
Com relação ao surto da doença, Marília informa que este ano em Frutal, teve dois surtos, sendo um no presídio (143 casos) e outro em uma escola do município (22 casos). Fora estes, aconteceram 90 casos esporádicos. “O surto é quando a gente tem um aumento repentino de números de casos de uma doença numa região especifica. Todos os casos que são identificados são notificados, em seguida é verificado se há notificação de um mesmo local, onde é considerado surto ou não”, explica. Ela acrescenta que em casos de surtos, existe uma equipe da saúde que vai até o local e faz todas as orientações, para não disseminar a doença.
Como prevenir a Conjuntivite?
É difícil prevenir-se das conjuntivites, mas algumas medidas podem diminuir o risco de você adquirir a doença:
- Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas);
- Evite compartilhar toalhas de rosto;
- Lave as mãos com frequência e não as coloque nos olhos;
- Use óculos de mergulho para nadar. Se você trabalha com produtos químicos, use óculos de proteção;
- Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição médica;
- Evite nadar em piscinas que não estejam devidamente tratadas ou em lagos impróprios para banho;
- Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, mesmo se estiver usando colírios ou pomadas.
Tratamento
Cada tipo de conjuntivite necessita de uma forma adequada de tratamento, portanto, evite a automedicação, busque o atendimento especializado de um Oftalmologista.