A Prefeitura de Frutal efetuou a substituição de luminárias a vapor de sódio, da Praça Doutor França, por Led. Este tipo de luminárias é mais eficiente, econômica e durável. A partir de agora, o local onde é realizada a feira-livre, contará com iluminação pública todas as noites, pois contava com esse beneficio apenas nos dias da feira.
Antes esse ponto da cidade, recebia a rede elétrica da Prefeitura e agora está incorporado na rede pública de iluminação. De acordo com o engenheiro eletricista Lauro César Alves, esse é um projeto piloto, que poderá ser estendido gradualmente para toda cidade. “Vamos fazer alguns levantamentos, projetos e no futuro gradualmente, a gente implantar essa iluminação em outros pontos, mas por ser um sistema mais caro para ser implantado, inicialmente estamos fazendo testes, para no futuro fazermos a expansão e ampliar esse sistema em toda cidade”, explica
Segundo ele, a luminária LED reduz também o consumo de energia, além de maior durabilidade, por exemplo, a luminária a vapor de sódio, que tem a característica de iluminação amarela, dura em torno de dois anos, já a luminária de LED (branca), dura em torno de 10 a 12 anos. “A intenção é fazer uma iluminação de qualidade, econômica e com boa durabilidade. LED é uma tecnologia nova e muito positiva, nossa intenção é fazer um projeto piloto, esse é o primeiro local em Frutal com iluminação em LED e através dele, a gente vai fazer um levantamento, quanto a qualidade e ao custo da energia elétrica por ser mais econômica”, informa.
Lauro ressalta que a iluminação vai tornar o local mais agradável, onde pode ser usado como opção lazer. “Espero que as pessoas fiquem à vontade para desfrutar desse novo ambiente, que já existia, mas que estava com iluminação um pouco a desejar, que venham conhecer e aproveitar bem o espaço”, comenta.
Com relação à manutenção de pontos apagados durante a noite ou acesos durante o dia, Lauro solicita as pessoas para informar a ouvidoria, por meio do site www.frutal.mg.gov.br, whatsapp: (34) 9.9965-8632 e também pelo telefone: (34) 3423-2829.