Recentemente a prefeitura de Frutal divulgou uma matéria sobre importantes investimentos na infraestrutura da iluminação pública da cidade. A previsão de investimento só na instalação de novas redes de transmissão e de iluminação ultrapassa a casa de R$ 1 milhão para 2018.
Ou seja, além da manutenção diária na rede de iluminação já existente, a administração tem feito várias extensões para atender ruas que ainda não contavam com o serviço ou que estão com a iluminação deficitária.
Para se ter uma ideia, de 1º de janeiro até o dia 23 de abril, foram 1347 ordens de serviços executadas. Essas manutenções são fruto de chamados feitos via telefone ou internet, quando o morador entra em contato com a ouvidoria para informar problemas na iluminação e também de ronda frequente que é feita, uma espécie de varredura noturna para localizar lâmpadas apagadas.
Sobre o modelo de cobrança da taxa de iluminação pública, ela refere-se na verdade ao total de energia consumida na Cidade (ruas, avenidas e praças), e não, à iluminação específica em frente a residência do munícipe. Este valor é distribuído conforme a média de consumo de cada residência.