No primeiro dia da Semana Global do Empreendedorismo, foi realizada na segunda-feira (18), no salão do Rotary Club de Frutal, a palestra Magna – Relacionamento com o cliente e Case Ifood com Julio Mendes, especialista em atendimento ao cliente. Dezenas de empresários, comerciantes e lojistas assistiram a uma apresentação descontraída, dinâmica e informativa. A Semana Global, que desenvolveu também esta semana algumas oficinas, é uma realização do SEBRAE, ACIF/CDL, Sicoob e Prefeitura de Frutal, com a parceria da UEMG e Faculdade de Frutal (FAF).
Julio Mendes interagiu com o público e o fez refletir sobre uma das perguntas mais comuns no mundo empresarial: “O cliente tem sempre razão?”. Ao final da palestra, ele surpreendeu a todos ao modificar o questionamento para uma simples afirmação: “O cliente é a razão!”. Com isso, Júlio explica que procurou conscientizar a classe de que não adianta apenas querer, é preciso fazer acontecer, é preciso treinar pessoas porque o marketing mais barato é o bom atendimento. “Achei louvável essa iniciativa, significa a atitude de todo mundo em prol de um único objetivo que é o melhor direcionamento do atendimento, das pessoas, para um comércio mais fortalecido e de sucesso”, destacou.
Para o presidente da Acif/CDL, Glauber Alves da Mata, a presença de Júlio Mendes representou um ganho significativo no meio comercial por meios dos ensinamentos, dicas e orientações passadas pelo palestrante. “Para nós, é motivo de alegria ter esse grande profissional que possui uma enorme bagagem de sucesso no meio empresarial. Todos que aqui estão presentes vão colocar em prática os conhecimentos hoje adquiridos”, afirmou.
Na opinião da analista do SEBRAE, Leliane Petrocelli, a palestra foi um verdadeiro show de como lidar no relacionamento com o cliente. Segundo ela, o evento procurou sensibilizar os empreendedores para terem o olhar especial para com os clientes, atenderem com cortesia, respeito, com bons produtos, bastante atenção, sempre surpreendendo e superando as expectativas. “Fidelizar um cliente faz com que ele retorne um dia, indique o produto e leve pessoas para a sua empresa para consumir também”.
A Semana Global do Empreendedorismo acontece em 170 países e no Brasil é capitaneado pelo SEBRAE junto dos parceiros. Esta semana, em Frutal, também foram realizadas dentro da Semana Oficinas “Como elaborar Controles Financeiros da sua empresa e “Como elaborar plano de Cadastro, Crédito e Cobrança.