O município de Frutal registrou na terça-feira (04), a primeira morte de um paciente com Covid-19. Trata-se de um homem, de 67 anos, morador do distrito de Aparecida de Minas. O exame e a confirmação da doença foram feitos na cidade de Barretos.
De acordo com a secretária de Saúde, Marilia Gonçalves Martins, o paciente era portador de câncer no pulmão e estava internado no hospital de Barretos, quando apresentou sintomas da doença. “Todos os familiares que tiveram contato com o paciente estão isolados e sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Frutal”, afirma.
Marília ressalta que não pode ter certeza onde ele foi contaminado, apesar das suspeitas de que possa ter ocorrido no município paulista. Segundo ela, apesar do óbito ter ocorrido em Barretos, o registro é contabilizado para o município de origem, ou seja, onde o paciente residia e estava antes da internação, no caso, município de Frutal.
Ela destaca que os pacientes que integram o grupo de risco, como idosos e indivíduos com problemas cardiovasculares e outras comorbidades, os cuidados são mais intensos, pois são mais suscetíveis à doença.
No momento o mais importante é proteger a população para que não se exponha ao risco de contaminação. Se a pessoa manifestar sintomas gripais leves e tenham tido ou não contato com pessoas com Covid-19, devem usar máscara e ficar isolados em casa. Mas caso o quadro se agrave e haja manifestação de sintomas de dispneia (falta de ar), instabilidade clínica como hipotensão (pressão baixa) ou taquipneia (respiração rápida), é preciso procurar o hospital o mais rápido possível.
Outras informações estão disponíveis ZapCorona 9-9973-2700.
Boletim Epidemiológico referente ao dia 06/05/2020