A Comissão de Ética de Enfermagem de Minas Gerais (Coren – MG) realizou na última semana de março o Encontro Regional das Comissões de Ética de Enfermagem, em Uberaba, com o intuito de falar sobre o exercício ético da profissão na consolidação de práticas seguras do cotidiano da Enfermagem. Os colaboradores do Hospital Frei Gabriel (HFG) estiveram presentes no evento.
O Encontro foi ministrado por conselheiros da câmara técnica de comissões de ética do Estado, com o apoio do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Segundo a Enfermeira do pronto socorro do HFG, Eliane Castilho, o evento proporcionou a reflexão dos componentes da comissão de ética de enfermagem. “São esses encontros que nos faz rever nosso conceito e que é necessário parar para trocar conhecimento e experiências” completou Eliane.
As comissões de ética possuem a finalidade de zelar pela aplicação do Código de Ética profissional de um determinado servidor ou de certa entidade, seja ela vinculada a administração pública ou não. Dessa forma, a participação dos profissionais nesses encontros é de suma importância para o crescimento institucional, auxiliando no crescimento e na melhoria das ações realizadas pelo hospital.
O Enfermeiro Coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, Wilson da Costa e Silva apontou a importância dos temas trabalhados durante o evento, “uma das resoluções tratadas foi regulada neste ano de 2019, então isso proporcionou a atualização de todo profissional de enfermagem participante” contou.
O IBRAPP, entidade gestora do Hospital Frei Gabriel, apoia a formação continuada de seus colaboradores e a participação nesses encontros que podem agregar qualidade ao atendimento na unidade de saúde, outros temas foram trabalhados durante o encontro como “a ética e a coragem”, “os novos conceitos e desafios da enfermagem brasileira”, “qual tipo de profissional desejo ser? ”, além de temas vinculados a legislação da Constituição Federal e de resoluções e Lei Federal Trabalhista.