Formar futuros cidadãos empreendedores e quem sabe donos do próprio negócio. Esse foi um dos temas trabalhados na capacitação do Programa de Educação Empreendedora e Financeira realizada entre os dias 27e 29, na Escola Municipal Alonso de Morais. O curso foi ministrado pelo SEBRAE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do Sicoob. Nesse período, foi feito o treinamento das duas últimas turmas de professores do segundo e terceiro ano que restavam serem capacitados.
No sábado (29), aconteceu a culminância do projeto Jovem Empreendedor (JEEP) com a realização da Feira dos Educadores e Empreendedores em que foram expostos diversos produtos como vestuário, perfumaria e alimentação, organizada pelos professores participantes. Como reconhecimento, nesse dia também houve a entrega de Certificado “Criatividade, Empreendedorismo e Inovação” às pessoas empreendedoras da cidade que se destacaram nos setores educacional e comercial.
A consultora do SEBRAE, Andrea Salerno Miguel Souza, informou que a partir do curso “Cultura Empreendedora nas Escolas”, os professores vão repassar aos alunos em sala de aula noções como comportamento empreendedor, modelo de negócio, planejamento e execução de uma Feira de educação empreendedora e o conceito de empreendedorismo aplicado ao dia-dia das pessoas. “O SEBRAE acredita que o empreendedorismo é uma mola propulsora para o desenvolvimento local”, afirmou.
De acordo com o coordenador da Educação Empreendedora, Cooperativa e Financeira, André Luiz Ferreira, desde 2019, após a aprovação da Lei Municipal, a disciplina passou a ser trabalhada nas escolas da rede municipal de ensino no intuito de despertar no aluno a ideia do cooperativismo para que ele possa, além da educação, almejar projetos que o incentive a ser um adulto mais competitivo no mercado e organizado financeiramente. Na avaliação da diretora da Alonso de Morais, Eliane Franco Claudino, os profissionais em educação provaram que são empreendedores ao mostrarem o que aprenderam com o SEBRAE na exposição dos seus produtos na Feira do Empreendedor realizada na escola. “Foi uma parceria fantástica com a Educação porque os professores se aperfeiçoaram para ensinarem seus alunos a serem futuros empreendedores”, elogiou.
A Secretária Municipal de Educação, Gabriela Mello, avaliou de forma positiva a capacitação dos educadores que segundo ela, participaram com bastante interesse e estão com ideias interessantes para colocarem em prática junto aos alunos de forma interdisciplinar. “Agradeço a parceria do SEBRAE e Sicoob e empreendedores da cidade. Com essa capacitação colheremos frutos durante o ano todo junto aos nossos alunos”, disse.