A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira (8), a distribuição de marmitex preparados por meio da merenda escolar e entregues aos alunos que possuem vulnerabilidade alimentar. A iniciativa faz parte da Lei Federal 13.987/2020 sancionada pelo Governo Federal e publicada nesse dia 08 no Diário Oficial da União.
Segundo explica a secretária Municipal de Educação, Gabriela Mello, a Lei de caráter emergencial determina a entrega imediata da merenda escolar devido à situação de emergência por conta da pandemia da Covid-19. “Enquanto durar a suspensão das aulas, os municípios poderão tomar essa iniciativa garantindo a alimentação aos alunos matriculados na escola”, informa.
Em Frutal, a Prefeitura e a Secretaria definiram que a partir desta quarta-feira, cada estabelecimento de ensino irá receber 50 marmitex. Como no município são 12 escolas, no total diariamente serão confeccionados mais de 500. “São marmitex bem preparados de 750 gramas que vão colaborar com a alimentação das crianças em situação de vulnerabilidade alimentar”, comenta.
Gabriella Mello agradeceu o empenho da equipe de profissionais da educação desde a confecção até a distribuição dos marmitex. Ela admitiu que esse período de interrupção das aulas por conta da Covid-19 tem sido bastante difícil, mas necessário para garantir a saúde de todos. “A Secretaria da Educação está atenta a tudo que está acontecendo. Reforço o pedido para que pais e filhos permaneçam em casa e se protejam”.