Com objetivo de formar novos leitores e levá-los até a biblioteca pública, o Departamento Municipal de Cultura desenvolve novo projeto denominado Clube de Leitura Literando. O evento irá acontecer todas as últimas terças-feiras de cada mês, na Biblioteca e Municipal Minerva Maluf de Souza (Casa da Cultura) e o primeiro encontro será no dia 31 de março, às 18h.
De acordo com a bibliotecária Cristine Jochmann, que já participa de outros clubes de leitura, a ideia é aproximar os leitores e discutir sobre os diversos tipos de literatura. “Temos na comunidade pessoas que são muito presentes na biblioteca pública, então porque não sentar para discutir? Muitas vezes quando uma pessoa vem pegar livros, a gente conversa no balcão ou na minha sala, então resolvemos trazer isso para uma reunião formal, em que pessoas que tenham o interesse de fazer a discussão de um tema ou um livro, possam participar do nosso clube de leitura”, relata.
Segundo Cristine, o primeiro livro a ser discutido será ‘Minha História de Michele Obama’, sugerido pela professora Andreia Batista, que é a coordenadora do Núcleo de Apoio Cultural e de Incentivo à Leitura. “No dia 31 de março e nas reuniões subsequentes, o grupo que aqui estiver fará a escolha do próximo livro ou da próxima literatura a ser discutida”, informa.
Para participar do Clube de Leitura, basta ler o livro indicado (Minha História de Michele Obama), e ir até a Casa da Cultura. “A biblioteca pública não tem esse livro disponível, mas já fizemos o pedido, mas é que também está disponível em PDF para baixar”, ressalta. Cristine conta que atualmente Frutal conta com 300 leitores assíduos, o que segundo ela, e um número baixo, pela quantidade de inscritos na Biblioteca Municipal. Outras informações pelo telefone (34) 3423-2670.