Pelo terceiro ano consecutivo o Ministério da Saúde realiza a campanha nacional contra o Sarampo que iniciou na segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março. No próximo sábado (15), em todo o país vai acontecer o Dia D de vacinação contra a doença quando serão imunizadas crianças e adolescentes de cinco a 19 anos de idade. As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h.
A coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Suziley Ferreira Silva Faria, lembra que durante o ano todo, a vacina contra o sarampo está disponível nas UBSs do município. O Dia D foi criado pelo Ministério da Saúde com objetivo de reforçar a campanha e conscientizar o público alvo sobre a importância e a necessidade da imunização. “Para aplicação da dose basta apenas levar o cartão de vacina ou documento de identificação. Vale ressaltar que a população pode atualizar o cartão de vacina no dia, se protegendo destas e de outras doenças”, informa.
De acordo com Suziley a atenção redobra pelo fato do vírus do sarampo estar circulando no país e, principalmente, porque no ano passado um caso da doença foi registrado no município. Sobre o público alvo da campanha, a coordenadora ressalta que as crianças são conduzidas pelos pais às UBSs, mas quando se trata de adolescentes há uma resistência em alguns casos. “Alguns pais ou responsáveis transferem para os adolescentes a responsabilidade da imunização. Então, peço apoio a todos nesse momento porque o município se empenha e se mobiliza em uma campanha para justamente garantir a saúde da população”, destaca.
Suziley Ferreira lembra que o sarampo é uma doença altamente contagiosa e se manifesta com tosse seca, febre de 38,5 graus, manchas no corpo e conjuntivite. Pode se confundida com outras doenças e nem sempre a pessoa procura o serviço de saúde e faz a automedicação. “É uma doença grave e pode causar a morte”, afirma.
Em Frutal, as UBSs que irão atender a população neste sábado (15), são: Geraldo Paiva (Ipê Amarelo) ,Oswaldo Morelli (Progress0), Dr.Sandoval Henrique de Sá (Centro), Carlos Alberto Vieira (Novo Horizonte) e Ana Sinhana (no distrito de Aparecida de Minas).