Durante o Dialogo de Segurança realizado na manhã dia (11), a equipe do setor de Qualidade do Hospital Frei Gabriel abordou aos colaboradores a preocupação para a prevenção contra o Sarampo e o risco da picada de Escorpião. Os diálogos acontecem semanalmente abordando sempre temas para contribuir para segurança e prevenção de acidentes pessoais e durante o trabalho com os colaboradores do HFG.
De acordo enfermeiro responsável pelo Núcleo da Qualidade Leandro Leonel Poltrasio o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina e faixa etária para se vacinar. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.
A Gerente da Controladoria do IBRAPP Lívia Pires pediu aos colaboradores do HFG para ficarem atentos e terem cuidados sobre o risco de uma picada do Escorpião. Para olharem sempre os locais escuros e pequenos, observar sapatos ao serem calçados, camas, cobertores e casacos que neste período de temperatura baixa são utilizados e geralmente ficam guardados em armários que sejam atenciosos, pois os aracnídeos podem estar alojados e ao vestir serem picados por eles.
A vida de um escorpião dura aproximadamente 4 anos e durante sua vida, a fêmea pode gerar 50 filhotes em cada fecundação, ou seja, se não for controlado ou se não estiver ciente sobre a permanência de um escorpião em sua casa, em pouco tempo ela pode ficar infestada.O escorpião fêmea pode gerar 50 filhotes em cada fecundação.
O gestor do HFG Avanélio Rodrigues reforçou os cuidados que os colaboradores devem ter em relação aos riscos de picadas e contaminação, sobre a utilização dos EPIs ( Equipamentos de Proteção Individual). Ressaltou também a importância destes diálogos de segurança realizados semanalmente repassando aos colaboradores contratados e mais antigos estas orientações para sua própria segurança e a participação de todos tanto nos diálogos como nos treinamentos realizados toda semana aos colaboradores de todos os setores do hospital.