Na terça-feira (03) foi realizada a solenidade de formatura da turma do Pólo Delfina da Guarda Mirim, e também a entrega dos Certificados dos Cursos do projeto FormARTE, que promoveu ao longo de 2019 sete oficinas gratuitas de arte e capacitação para jovens da cidade.
O projeto proporcionou oficinas de Fotografia, DesenhArte: Lettering e grafite, Acesso a bens culturais e vivência, História em quadrinhos, Produção de Vídeo, Design Gráfico e Criação.
Juliana Volpe, coordenadora pedagógica do FormARTE, ressalta que o trabalho iniciado em setembro resultou em bons frutos. “É gratificante acompanhar o desenvolvimento do projeto e a transformação dos alunos. Eram jovens tímidos, que pouco se expressavam. Hoje, eles saem como pessoas críticas, que mudaram o olhar sobre o mundo”, comenta.
A cerimônia de formatura, contou com a participação da prefeita Maria Cecilia Marchi Borges, a secretária de Promoção Humana Suley Faria Maia, o presidente da Guarda Mirim José Maria Perim, dos alunos, familiares e professores. Os concluintes dessa etapa do FormARTE serão contemplados com uma viagem cultural para o Museu de Paleontologia de Peirópolis, distrito de Uberaba, que será realizada no dia 6 de dezembro. Com o acompanhamento de professores da iniciativa, os formandos ainda almoçarão no Shopping de Uberaba e seguirão para uma visita no Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santa Rita.
“Após meses de trabalho para transmitir aos alunos a importância e a força da arte e da cultura no desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano, preparamos um passeio para reforçar o conhecimento e enriquecer esse olhar que despertamos neles”, explica Juliana.
Além do núcleo Delfina, o projeto acontece na Guarda Mirim, no Projeto Duque de Caxias e na Apae Frutal. Nesses locais, as aulas ainda seguirão até abril de 2020, quando deverá ser cumprida a carga horária proposta. Ao final, os demais alunos também receberão certificado de conclusão de curso e participarão de um passeio turístico cultural.
Aprovada via Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, a iniciativa é realizada pela ComTexto Cultural e conta com o patrocínio da empresa Cutrale.
A professora de história em quadrinhos do projeto FormArte, Ana Paula Queiroz, conta que os cursos foram importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, além das vivências culturais. “O projeto FormARTE é fundamental para os jovens de Frutal e região”, comenta.
Um dos formandos Natheus Augusto Oliveira Araújo, conta que a Guarda Mirim lhe proporcionou vários aprendizados, como por exemplo, ser mais responsável. “Estamos em uma fase da vida que temos que nos tornar mais responsáveis, e é uma honra fazer parte da Guarda Mirim e poder estar formando hoje. Antes eu ficava no meu quarto sozinho, não tinha nada para fazer, e com a Guarda Mirim minha vida melhorou muito, fiz novas amizades”, relata.
Fotos: Wanderley Pedrosa