
Prefeita Ciça começou o discurso agradecendo ao governador e defendeu um crescimento regional harmonioso dos municípios do Triângulo Sul.
Fóruns Regionais
Teve início nesta manhã de quinta-feira (21) na Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira (Colégio Estadual) o circuito Frutal dos Fóruns Regionais de Governo do Estado de Minas Gerais. Com a presença do governador Fernando Pimentel, o evento teve seu ápice na solenidade principal, onde além do governador, estavam presentes nove secretários do primeiro escalão de governo, dezenas de prefeitos da região, autoridades locais e regionais, além do público frutalense.
Durante seu discurso, o governador Pimentel destacou a importância do governo itinerante promovido por meio dos Fóruns Regionais. “Temos o objetivo de aproximar o governo do povo e unir até mesmo as regiões mais afastadas” destacou Pimentel.
A Prefeita de Frutal Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), anfitriã do evento, destacou a importância da união dos municípios para que o Triângulo Sul possa crescer em harmonia, de uma maneira sólida e estratégica. Durante seu discurso, a prefeita enfatizou que se sente honrada em receber um evento de tamanha importância com a presença do chefe maior do Estado.
O evento teve a apresentação da banda Municipal Major Lara na abertura e a entrega do título de Cidadão Honorário concedido no ano passado pela Câmara Municipal de Frutal e que foi de autoria do ex-vereador Doutor Lúcio Afonso. A prefeita Ciça, ainda durante o trajeto que fez ao lado do governador do aeroporto até a Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira, apresentou uma pauta com demandas eleitas regionalmente pelos prefeitos.
Prioridades foram eleitas
A pauta de demanda que foi entregue ao governador é fruto de uma reunião promovida na última semana no gabinete da Prefeita Ciça que contou com prefeitos e representantes de diversas cidades da região.
Apesar de algumas demandas serem direcionadas à Frutal, segundo o prefeito Rui Ramos, de Pirajuba, a situação afeta todas as cidades da região. “A delegacia é regional, a Polícia Militar é regional, assim como os bombeiros, o hospital que atende a região e a UEMG que é Estadual, mas atende estudantes de todo o país” destacou o prefeito Rui durante a reunião na última sexta-feira (15).
Demandas
Saúde
Dentre as demandas que foram entregue em mãos ao governador está a regionalização do Hospital Municipal Frei Gabriel, uma vez que atualmente, todo o custeio é feito por parte de recursos do município com auxílio do SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente o hospital atende Frutal e região e não recebe auxílio dos demais municípios.
Outro pedido feito por Ciça é com relação à liberação de verbas estaduais para a conclusão da UBS (Unidade Básica de Saúde) Geraldo Chico, que fica no bairro Estudantil e que já está com 90% das obras concluída.
Educação
Na área da Educação, Ciça solicitou que o governo se mobilize para a efetiva instalação da Superintendência de Educação em Frutal. Esta já está legalmente criada, restando apenas a instalação de fato por parte do Estado.
Com relação à educação superior, a demanda entregue por Ciça foi eleita pelos prefeitos regionais e se refere à conclusão das obras da UEMG, incluindo prédios, acessos internos e a Avenida Mário Palmério. A nomeação dos professores que já estão homologados aguardando convocação, a abertura de novos cursos para atender a demanda regional e a construção do restaurante universitário.
Obras
No setor de obras, a lista contém a conclusão das obras no Estádio do Marretão, a conclusão da BR MGC-455 que liga Uberlândia a Campo Florido, além da retomada por parte do Estado das Parcerias Público Privada (PPP) para construção de rodovias.
Desenvolvimento Econômico
Uma área que estava sendo pleiteada pelo município e que pertence ao Estado, que fica próximo ao entroncamento do Anel Viário com a rodovia federal BR-364, (bem de frente ao aeroporto), será revertida para o município, a fim de ali ser instalado um distrito industrial. O Governador Pimentel já adiantou à prefeita Ciça que esta demanda será atendida de imediato.
Segurança Pública
No âmbito da Segurança Pública, a lista de pedidos inclui a construção de um presídio para atender Frutal e região, a designação de médico legista para o IML (Instituto Médico Legal) além de mais agentes para a Polícia Civil e a construção de uma sede para a PC.
Melhoria do serviço “Olho Vivo”, pavimentação da sede da 4ª Cia de PM, uma base comunitária, uma escola Tiradentes, e a construção do muro foram os pedidos relacionados à Polícia Militar.
Para o Corpo de Bombeiros, o pedido inclui a melhoria do efetivo, a regionalização da taxa de incêndio, bem como a elevação do atual Pelotão para Companhia.
Assista ao discurso da Prefeita e do Governador
Veja mais fotos