Como acontecem todos os anos, a Prefeitura de Frutal montou uma força-tarefa para fazer manutenção no povoado de Água Santa. Os trabalhos foram realizados na sexta-feira (05), pela assessoria de distritos e povoados, juntamente com a equipe do Pátio da Prefeitura, que fez a manutenção, incluindo a limpeza e poda de árvores no local.
O povoado de Água Santa tem uma pequena gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, local onde os romeiros retiram o barro para passar no corpo em busca de cura. Também tem a igreja e a bica d’água, considerada santa pelos fieis. O povoado recebe anualmente a visita de romeiros, no dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que é celebrado na sexta-feira (12). Todos os anos, centenas de pessoas fazem a peregrinação de uma longa caminhada até a Água Santa, um percurso de 28 km entre Frutal e o povoado, para homenagear Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com a história que deu origem ao povoado, certo dia Dona Maria caminhava pela fazenda, quando teve uma visão de Nossa Senhora Aparecida, que declarava que a água da fonte era santa e aconselhava D. Maria a passá-la pelo corpo e bebê-la. A família confirma que D. Maria sofria de diversos males na época e recebeu um milagre. Após isso, Dona Maria decidiu que no local deveria ser construída uma capela, que foi inaugurada no dia 13 de maio de 1963, logo acima da mina.
Segundo o assessor de distrito e povoados, Flávio Batista Vieira, todos os anos é programada uma festa, organizada por uma equipe da Dona Maria, que já é tradição no local, pois é realiza há mais de 50 anos, para receber romeiros de todo o Brasil. “Todos os anos o povoado recebe um público em tordo de 12 mil pessoas e a expectativa para este ano é que se mantenha um bom público, para que tenhamos uma linda festa. Agradecemos todos envolvidos, aos servidores dos setores do Pátio da Prefeitura, o Lucélio da Silva, ao departamento de logística na pessoa da Ana Claudia Brito Marchi e ao setor rural, sr Agnaldo. Muito obrigado a todos pelo trabalho em conjunto”, ressalta.