O Núcleo de Apoio Cultural e de Incentivo a Leitura, setor ligado a Secretária Cultura, promove a exposição “Mulheres à Frente de Seu Tempo”. A solenidade de abertura ocorreu na manhã de segunda-feira (07), no saguão da sede da Prefeitura de Frutal. Treze mulheres que de alguma maneira escreveram seus nomes na história ilustram os banners com foto e uma pequena biografia de cada uma delas.
Algumas homenageadas estiveram presentes, outras foram representadas por parentes ou amigos. A exposição fica nesta semana no saguão da prefeitura, na próxima semana na Casa da Cultura e depois segue para as escolas municipais e faculdades. Foram homenageadas, Vilma Dutra Faria Rodrigues, Magnólia Rosa, Teresinha Lamounier, Deusmanda Ferreira de Oliveira, Dirce Elias, Maria Cecília Marchi Borges, Maria José Lacera, Eliane Lacerda, Marfiza Maria de Jesus, Zulmira da Mata, Yara Lins, Maria Justina Pereira da Silva e Maria Inês Vasconcelos.
De acordo com Andréia Cristina Batista Barbosa, do Núcleo de Apoio Cultural e de Incentivo à Leitura, o intuito da exposição é valorizar e agradecer a todas essas mulheres pelo trabalho que desenvolvem ou desenvolveram pela sociedade frutalense. “A escolha das homenageadas foi feita em uma reunião, onde cada nome foi indicado, discutido e aceito pelo núcleo. A exposição é composta por dez banners que conta uma parte da história dessas mulheres, isso faz com que essa nova geração conheça o trabalho e se espelhem para mais mulheres possam se espelhar e se destacarem na sociedade”, comenta.
Na opinião da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Gabriela Ferreira de Mello Borges, as mulheres fizeram a diferença na cidade de Frutal e não podem ser esquecidas. “A gente sabe que tem toda uma história, que a mulher teve que fazer a diferença e elas vieram para mostrar que podem fazer algo pela comunidade frutalense. Como secretária de educação e também como mulher, nos sentimos na obrigação de demonstrar o carinho e o reconhecimento que a cidade tem diante de todo um trabalho que foi desenvolvido por estas grandes mulheres”, destaca.
Para a prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), que também recebeu a homenagem, o reconhecimento a estas mulheres frutalenses é de grande importância, pois são mulheres que fizeram e fazem parte da história de Frutal. “Também fico agradecida por ter sido lembrada e receber essa homenagem. Quero parabenizar o núcleo e a secretária Gabriela pela iniciativa e também a cada mulher que recebeu essa linda homenagem”, comenta.
Uma das homenageadas, Vilma Dutra Faria Rodrigues, que atuou por muitos anos como diretora da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais, relata que ficou muito feliz e emocionada pelo reconhecimento. Segundo ela, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho das mulheres, seja na educação, cultura e diversas atividades que desenvolveram.“É um reconhecimento muito importante pelo nosso trabalho. Em nome de todas, quero agradecer a Secretária de Educação e Cultura, o Núcleo de Apoio e Incentivo a Leitura por essa homenagem, que foi realmente linda. Quase todas as homenageadas já são um pouco idosas, isso mostra que realmente fomos mulheres a frente do nosso tempo”, comenta.
De acordo com a professora Zulmira da Mata, essa é a primeira vez em mais de 40 anos de profissão, que recebe uma homenagem de reconhecimento. “Eu fiquei muito feliz de estar dividindo essa homenagem com mulheres tão maravilhosas, porque eu não sabia quais eram as homenageadas, foi uma surpresa muito agradável, porque cada uma delas trouxe uma contribuição extremamente importante para o município de Frutal, porque eu sempre as admirei, é uma honra estar entre elas”, afirma.