NOTÍCIAS

ALUNOS FRUTALENSES DE TODAS AS ESCOLAS PÚBLICAS
PARTICIPAM DA OLÍMPIADA BRASILEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A oportunidade de os alunos das escolas públicas de todo o país descobrirem o poder que as palavras têm veio com a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Realizado pelo Ministério da Educação, o concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. A idéia é que todos os alunos envolvidos se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.
Dessa forma, o projeto contribui para que escolas e professores revejam os métodos convencionais de ensino de escrita e passem a empregar métodos que mobilizem seus alunos para a produção e aperfeiçoamento de textos. Além disso, identifica, valoriza e divulga textos que mostrem a competência dos alunos da escola pública no uso da Língua Portuguesa.
Nosso município teve o envolvimento de todos os professores de Língua Portuguesa e das séries inicias do Ensino Fundamental, motivando os alunos a participarem desta feliz iniciativa do MEC. Os textos selecionados foram enviados para a etapa estadual no último dia oito de setembro e segundo a comissão julgadora, formada por especialistas, têm grandes possibilidades de angariar prêmios importantes no concurso, a exemplo do que já vem ocorrendo com os alunos que participam das Olimpíadas de Matemática e de Astronomia.
Segundo o Professor José Luiz de Paula e Silva, Secretário Municipal de Educação, incentivar este tipo de participação ajuda a incrementar o ambiente pedagógico e possibilita ao aluno expor sua visão particular de mundo, considerando que o tema proposto para os textos era “o lugar onde vivo”.
Para a Professora Rute de Jesus, coordenadora municipal do projeto em Frutal, a adesão superou as expectativas e a qualidade dos textos também. Abaixo segue, a relação dos alunos frutalenses selecionados.

OLÍMPIADA BRASILEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA – ESCREVENDO O FUTURO

CATEGORIA
ESCOLA
PROFESSOR (A)
ALUNO (A)
SÉRIE
Categoria I: Poesia
Tema: Meu Distrito, exemplo de Cidadania
E. E.
Presidente Tancredo Neves
Andréa Ribeiro Vieira
Carine Luana do Carmo
6º Ano
(5ª série)
Ensino
Fundamental
Categoria I: Poesia
Tema
: Onde eu gosto
de viver
E. M.
Frei Teodósio
Adriana Borges Fernandes Lacerda
Matheus Costa de Araujo
5º Ano
(Fase IV)
Ensino Fundamental
Categoria I: Poesia
Tema:
Meu cantinho favorito tem o reflexo
de Deus
E. M.
Ângelo Ricardo
Fátima Aparecida Pereira Gomes
Mônica Melissa Pereira Lima
5º Ano
(Fase IV)
Ensino Fundamental
Categoria II: Memórias
Tema
: De volta ao passado
E. E.
Vicente Macedo
Renata Cristina de Barros Nogueira
Beatriz Ramos da Silva
8º Ano
(7ª série)
Ensino
Fundamental
Categoria II: Memórias
Tema:
Uma grande história de um pequeno Povoado
E. M.
Antônio Prado
Andréa Ribeiro Vieira
Vivian Padilha Hipólito
9º Ano
(8ª série)
Ensino
Fundamental
Categoria III:
Artigo de Opinião

Tema: Pseudofruto
E. E.
Maestro Josino de Oliveira
Grazielle Rezende
Jéssica Pereira Gonçalves
3º Ano
Ensino
Médio


Categoria I - Poesia

Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Cidade: Aparecida de Minas / Frutal / MG

Professor: Andréa Ribeiro Vieira

Aluno: Carine Luana do Carmo

6º Ano do Ensino Fundamental (5ª série)


Meu distrito, exemplo de Cidadania

Moro em um lugar,
Onde o verde esconde as construções,
Os vizinhos fazem parte da família
Onde a paz e a alegria encontram-se no ar.

Aqui o abacaxi é trocado por canaviais,
Dando-nos, ao mesmo tempo
Esperança de crescimento
E preocupação com os seres naturais.

Nosso povo tem humildade,
Todos unidos tornam-se líderes,
Em busca de grandes coisas:
O amor e a solidariedade.

Congada, capoeira, festa do peão
Fazem parte da cultura popular
E sem preconceito
Tudo que gosta, se torna tradição,
E com certeza agrada a população.

Crianças, jovens, adultos e idosos
Têm na pracinha,
O ponto de encontro tão esperado!
Onde há diálogos de namorados,
Políticos e religiosos.

Já descobriu onde moro?
Num distrito pequeno em área e população,
Mas grande em realizações,
Que se chama Aparecida de Minas
E guardarei para sempre em meu coração.


Categoria I - Poesia

Escola Municipal Ângelo Ricardo

Cidade: Frutal / MG

Professor: Fátima Aparecida Pereira Gomes

Aluno: Mônica Melissa Pereira Lima

5º Ano do Ensino Fundamental (4ª série)


Meu cantinho favorito tem o reflexo de Deus

No lugar onde vivo
Deus passou várias vezes
Deixou sua marca suave
Em tudo que ele fez.

O Sol, a Terra e a água
As plantas e os animais
Tudo é maravilhoso
Diferente dos demais.

As flores do meu jardim
Me encantam cada dia mais
Também tem um beija-flor
Que é um sonho, uma paz.

Sabiá vive cantando
De alegria de viver
João-de-barro faz sua casa
Para os filhotes proteger.

A cachoeira na montanha
Desliza nas pedras como um véu
Seu som é tão suave
Que nina os anjos do céu.

Aqui vivo feliz
Tudo é abençoado
Agradeço ao Papai do céu
Por ter aqui, tantas vezes passado.


Categoria I - Poesia

Escola Municipal Frei Teodósio

Cidade: Frutal / MG

Professor: Adriana Borges Fernandes Lacerda

Aluno: Matheus Costa Araújo

6º Ano do Ensino Fundamental (5ª série)


Onde eu gosto de viver

Sou brasileiro
Meu país é tropical
Moro no triângulo mineiro
Numa cidadezinha especial
Chamada Frutal

Moro num lugar
Onde você nem pode imaginar
Minha casa é organizada
Minha família! Ah! Muito animada

Minha cidade tem praças
Tem igrejas de montão
Tem usinas e indústrias
Um lago bem grandão

Hoje eu sou criança
Quando crescer vou deixar na lembrança
Minha cidade legal
Espero encontrar nela um futuro ideal

Categoria II – Memórias


Escola Estadual Vicente Macedo

Cidade: Frutal / MG

Professor: Renata Cristina de Barros Nogueira

Aluno: Beatriz Ramos da Silva

9º Ano do Ensino Fundamental (8ª série)


De volta ao passado

Nasci em uma fazenda, perto da cidade de Uberlândia. Eu me lembro bem da minha infância, naquele tempo enquanto meu pai trabalhava na lavoura com minha mãe, eu e os meus irmãos brincávamos, os que não se interessavam por brincadeiras preferiam trabalhar.
Meus pais eram muito felizes, nós morávamos em uma fazenda, era um lugar bonito com riachos, lagos e pomares. Nós trabalhávamos mais do que brincávamos, porque era a tradição da família. Eu tinha muitas coisas para fazer, tirar leite, cortar lenha, colher arroz, feijão e outras coisas.
O que prejudicou a minha infância foi a falta de oportunidade de estudar, pois eu pude estudar somente até a 4ª série. Eu não tinha tudo que eu queria, porque meus pais não tinham condições. Sempre fui muito aventureira.
Quando criança, eu e meus irmãos não brincávamos como as crianças de hoje em dia, porque as brincadeiras eram diferentes. Brincávamos com bonecas feitas de sabugos de milho, gangorras e cavalo de pau. Minhas brincadeiras preferidas eram balançar na gangorra e brincar com o cavalinho de pau.
Nos finais de semana eu ia nadar e pescar, os meus irmãos eram os meus melhores amigos.
Sempre fui uma criança muito estudiosa e saudável. A escola que eu freqüentava era uma escola rural, era pequena com poucas carteiras e cadeiras já desgastadas.
Naquela época, eu me lembro que as pessoas eram muito mais religiosas. Eu gostava de sentir o cheiro das flores, o sabor delicioso da carne seca, adorava o verde do campo, o canto dos pássaros e das águas dos riachos.
Comparando com o mundo de hoje não desperdiçaria o tempo de ser criança.
A tristeza do passado não faz parte da minha vida, só guardo na memória lembranças felizes.


Categoria II – Memórias

Escola Municipal Antônio Prado

Cidade: Povoado de Pradolândia / Frutal / MG

Professor: Andréa Ribeiro Vieira

Aluno: Vivian Padilha Hipólito

9º Ano do Ensino Fundamental (8ª série)


Uma grande história de um pequeno povoado

A história é muito simples mas ao mesmo tempo emocionante, pois através de uma pessoa conseguimos mudar a vida de 157 pessoas.
Você deve estar se perguntando, mas quem é essa pessoa?
O nome dele é Antônio Prado; ele saiu de sua casa para vir para Pradolândia. A minha escola tem o nome dele em homenagem por tudo que ele fez.
Tudo começou com um terreno que ele doou, onde foi construído o primeiro templo Prebiteriano. Abriu também um comércio onde não se vendia bebidas e nem cigarro e em seguida começou a doar lotes para as pessoas interessadas, onde elas mesmas começaram a desenvolver seu próprio negócio, através da agricultura e outras culturas.
O morador mais antigo do povoado e que ainda mora aqui chama-se Moacir Pinto do Carmo, com 52 anos, ele mora aqui desde que nasceu e o morador atual, com idade mais avançada é o senhor Jorge Jonas Sobrinho com 89 anos, ele mudou para o povoado em 1985.
Pradolândia é um distrito do município de Frutal, banhado pelo rio Grande onde o povo pesca e espera o progresso chegar, para a vila transformar em uma grande cidade. Esse deve ser o sonho do senhor Antônio Prado e de todos os habitantes deste povoado.

Categoria III – Artigo de opinião

Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira

Cidade: Frutal / MG

Professor: Grazielle Resende

Aluno: Jéssica Pereira Gonçalves

3º Ano do Ensino Médio

Pseudofruto

Frutal é um município do interior do estado de Minas Gerais, foi assim batizado pelo fato de serem encontrados neste espaço, um elevado número de jabuticabeiras, na época denominada apenas fruta. Localizada ao sul do “Triângulo Mineiro” esta pequena cidade, que possui em seu território cerca de 60 mil habitantes, vem sofrendo gradativamente transformações significantes para o desenvolvimento sócio-econômico desta.
A mais relevante colaboradora para a renda per-capita do município é a agricultura, que há alguns anos baseava-se, quase por completo na produção de abacaxi, o que levou muitos a chamá-la de “Terra do Abacaxi”. Porém esta denominação não pode ser válida atualmente, pois esta terra agora pertence à cana-de-açúcar. O solo, o clima, a localização sobre o aqüífero Guarani e a proximidade do Rio Grande são condições favoráveis ao cultivo da cana, o que atraiu usinas para esta região. Aumentando o número de empregos e decorrente imigração o que gerou um aumento populacional significativo. A polêmica desta questão tem sua origem na preocupação com os impactos ambientais causados a curto e longo prazo, tais como: poluição da atmosfera pela emissão de dióxido de carbono, fuligem e metano, a possível desertificação do solo, desapropriando-o para qualquer outro tipo de cultivo; desmatamento, erosão, declínio na diversidade da fauna e da flora da região, além das questões políticas e sociais.
É evidente que todos os municípios almejem a um desenvolvimento, para isso proporcionam certas vantagens a grupos industriais, o que muitas vezes não são vantajosas para a população. Porém, por que não trabalhar juntos? A cooperação entre indústria, população, governo e meio ambiente pode vir a se concretizar através do desenvolvimento sustentável. Com maiores possibilidades de emprego a cidade ganha mais recursos. Quando o poder aquisitivo dos habitantes aumentar arrecadam-se mais impostos no setor de bens de consumo, impostos que podem ser investidos na saúde, educação e na estrutura do município, tendo-se uma boa administração. Já entre indústria e meio ambiente, tomar medidas que aumentem a produção e não degrade o meio-ambiente é a solução. Práticas adotadas na administração da fazenda Trankanno, fazenda modelo, no interior do Paraná, em Campos Gerais, podem ser aplicadas também em nossa região, tais práticas são rotação de culturas, como: cana-de-açúcar e soja; plantio vertical, plantio direto, obtenção de energia através do biomassa, com o uso de biodijestores, reaproveitamento do vinhedo, filtros nas chaminés, dentre outros.
Mediante ao que foi exposto, conclui-se que a “invasão verde” não é o sinônimo de destruição, adotando-se práticas como as citadas acima e fazendo planejamento governamental. Podemos fazer agora uma comparação metafórica em que Frutal é o nome do pseudofruto, cujas florescências desse fruto são as transformações reunidas para dar estrutura e melhores condições para a população, fazendo assim o melhor fruto: o desenvolvimento sustentável.