Com uma programação voltada aos Idosos em alusão a Semana Nacional do Idoso. O grupo de Humanização do Hospital Frei Gabriel prepararam neste dia 25/09 duas palestras educativas para orientar aos idosos quanto ao envelhecimento saudável e seus direitos adquiridos. O evento contou com a participação dos pacientes, colaboradores e gestores do HFG.
A primeira palestra se iniciou pela manhã com o professor e Assistente Social Wanderley César Pedrosa que trouxe aos pacientes do HFG orientações sobre o envelhecimento ativo, discutiu um pouco sobre a participação do idoso na sociedade, a segurança e a saúde. O professor afirmou ainda que hoje a maior dificuldade que o idoso enfrenta é a solidão. “Muita das vezes o idoso não tem com quem conversar onde ficar e o problema é que não temos ainda uma política efetiva para população idosa, nós estamos começando a pensar no idoso hoje enquanto que deveríamos ter pensado há 20 anos atrás”. Outro assunto apontado pelo professor foi o estatuto do Idoso, seus deveres e os seus direitos. Demonstrado ao público presente uma forma de pensar em envelhecimento trazendo em mente o que eles buscam na velhice.
À tarde o professor e advogado Luis Gustavo Fácio chamou atenção do publico e colaboradores sobre o envelhecimento saudável e a iniciativa para uma velhice onde a pessoa possa viver com alegria e dentro disto apontou uma dica importante para este envelhecimento dando exemplo o projeto de vida. “Vivendo a vida de uma forma mais leve, e mostrar que o mais importante para que tenhamos uma velhice saudável, é que nós não devemos aposentar de nós mesmos, não podemos nos tornarmos invisível, mesmo aposentando do trabalho a gente continua vivo”.
Para o gestor Avanélio Rodrigues a Campanha Setembro Amarelo é muito importante porque se tem vários temas tanto para a população quanto para a equipe que trabalha na área hospitalar. “Nós iniciamos com a palestra sobre o Suicídio, depois o Transito +Gentil e seguida o Câncer Infantojuvenil, isto é importante para a população e os colaboradores para que possam ter esta visão de se viver em harmonia com a população e com o próximo pois se evita acidentes e hoje um dos maiores atendimentos aqui no hospital são vitimas destas ações, pois as pessoas não estão preocupadas com o seu próximo só estão preocupados com seu o horário, com o seu tempo e sua vida. A partir do momento que temos uma visão humanizada conseguimos se preocupar com o próximo”. O gestor alertou ainda para a próxima campanha que será realizada no próximo mês a “Outubro Rosa” que será realizada com uma programação voltada ao câncer de mama feminino e masculino.