Com o objetivo de prevenir o acidente ocupacional por material perfuro cortante que constitui em uma preocupação para instituições e trabalhadores de saúde, devido à elevada frequência de procedimentos invasivos, e a dinâmica do trabalho, o Hospital Frei Gabriel realizou no dia 19/06, um treinamento com a equipe de colaboradores, visando identificar a incidência dos acidentes, dos materiais envolvidos, dos fatores contribuintes e das condutas tomadas pós-acidente.
Para Dr ª Giovana Pena Ferraz, médica, responsável pelo CCIH (Comissão de Controle Interno de Infecção Hospitalar), é importante falar sobre o acidente ocupacional com o material biológico que é uma situação frequente no serviço de saúde. Pois os colaboradores podem se acidentar com perfurações, com algum material biológico que se encontra em alguma superfície e por falta de atenção podem ter contato e com o material contaminado.
De acordo com a médica os profissionais do hospital, os enfermeiros, os técnicos, a equipe de limpeza e da lavanderia devem se prevenir tendo a atenção durante todos os procedimentos hospitalares, usando luvas e todo material de EPI adequado. Estes procedimentos sendo realizado da forma correta podem prevenir e diminuir os acidentes do trabalho, não correndo o risco da contaminação, afirma Giovana.
Em caso de acidente e contaminação os profissionais devem informar a chefia imediata, será chamado o médico do trabalho que avaliará a situação e ver a indicação de medicações para prevenir o risco de contaminação. Por isto é importante esta orientação. Este treinamento está sendo realizado no hospital desde que o IBRAPP-( Instituto Brasileiro de Políticas Públicas) começou administrar evitando assim o risco de contaminação. O índice de acidente do trabalho do HFG, diminuiu consideravelmente após os treinamentos e DDS (Dialogo Diário de Segurança) realizadas, encerrou o gestor Avanélio Rodrigues.