O Hospital Frei Gabriel, IBRAPP – Instituto Brasileiro Políticas Públicas, a Comissão de Humanização do HFG, toda sua equipe de colaboradores e a Comunidade de Frutal sensibilizados com o grande número de suicídios aderiram no mês de setembro a campanha da Organização Mundial da Saúde – OMS -“Setembro Amarelo”, realizando no dia 05 de setembro duas palestras com o tema ”Suicido conhecer para prevenir. Falar é a melhor Solução” ministrada pela Assistente Social Daura Luiza de Freitas na parte da manhã e a tarde com o advogado Luiz Gustavo Facio.
Para a Assistente Social Daura Freitas, coordenadora do grupo de humanização do HFG, a palestra realizada de manhã foi ótima e houve uma grande participação dos pacientes no ambulatório que aproveitaram o momento questionando, tirando suas dúvidas sobre o suicídio e as tentativas. Dalva garantiu ainda que durante o Mês de Setembro este tema será muito abordado no HFG com objetivo de prevenir colaborando com Campanha de Prevenção Nacional Setembro Amarelo.
De acordo com o advogado e professor Luis Gustavo Facio a palestra abriu a campanha do mês de setembro “Setembro Amarelo” que é uma Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio e seu objetivo foi trazer um pouco de conscientização sobre o suicídio que em sua opinião é um tabu ainda e as pessoas tem muito medo de conversar a respeito, mas hoje os números de suicídios estão em níveis alarmantes e a cada 40 segundos uma pessoa comete o suicídio no mundo e a cada três segundos uma tentativa de suicídio.
O palestrante afirma ainda que “Esta palestra veio trazer uma conscientização para a Comunidade de Frutal e os colaboradores do Hospital Frei Gabriel, para mostrar os sintomas em que as pessoas com o quadro de depressão possam estar tendo pensamentos suicidas e despertar também a população que as pessoas que tenham esses pensamentos tem uma dor existencial muito grande e que o assunto é muito sério e não pode ser negligenciado, nem ignorado, e sim conscientizar estas pessoas a buscarem a ajuda por mais que situação pareça difícil e insolúvel existe toda uma rede de apoio inclusive com o telefone 188 que é a rede de apoio ao suicídio que funciona 24 horas por dia”.
O Gestor Avanélio finalizou dizendo que a palestra com o Dr. Luis Gustavo abre a Campanha Setembro Amarelo “Suicido conhecer para prevenir”. Pois hoje no Brasil há um grande número de suicídios e o mês de setembro faz alusão a várias campanhas que o “Setembro Amarelo” e o combate ao suicídio é uma delas. O Trânsito mais Gentil, a Campanha de Prevenção ao Câncer Infantil são temas neste mês de Setembro que também se comemora a Semana do Idoso. “Durante quatro semanas o HFG terá palestras com os quatro temas distintos iniciando com o tema importante do suicídio e encerra-se com palestras voltadas ao idoso”.