A rede odontológica municipal terá uma ampla cobertura a partir do dia 01 de outubro. Devido o pequeno espaço físico, o CEO – Centro de Especialidades Odontológica e a Clínica Municipal ‘Romes Castanheira’, que funciona em anexo, na avenida Benjamin Constant, 600, Centro, passará por uma reestruturação, ou seja, os pacientes serão atendidos nas UBS´s – Unidades Básicas de Saúde dos bairros.
De acordo com a coordenadora odontológica, a dentista Flávia Campos Macedo, ao necessitar de um atendimento especializado os pacientes serão encaminhados para o CEO, que atende casos de canal, periodontia, cirurgias, pacientes especiais e pediatria. Segundo ela, as UBS´s – Unidade Básica de Saúde, contam com um único dentista, que cumprem uma carga horária de 2h no período da manhã e 2h na parte da tarde. “Após analise, todos os dentistas clínicos serão diluídos nas UBS´s. Cada UBS de Frutal, terão dois dentistas e cada um cumprindo 4h por dia, sendo um na parte da manhã e outro 4h no período da tarde, ou seja, o número de atendimentos à população vai aumentar e os bairros vão receber maior cobertura”, relata.
Ela informa que os pacientes passarão a ser atendidos nos seus bairros, como é o caso do Waldemar Marchi I, II, e o Waldemar Marchi 2ª Etapa, que eram encaminhados para a Clínica Municipal e a agora, serão atendidos na UBS ‘Geraldo Paiva’, no bairro Ipê Amarelo. “Assim nós vamos poder ter uma cobertura cem por cento de odontologia no município de Frutal, além da zona rural, onde também temos dentistas”, comenta Flávia.
A dentista Flávia garante que a mudança não vai prejudicar a população, pelo contrário vai trazer benefícios pela facilidade de atendimento e a carga horária que vai aumentar dentro das Unidades Básicas de Saúde. “A qualquer hora que o paciente chegar vai ter atendimento na UBS e o CEO, continua no mesmo endereço com um pouco mais de conforto para os pacientes, podendo atender um número maior de pessoas com mais procedimentos de canal e cirurgias que são feitas no local”, afirma.
Segundo a coordenadora, Flávia Macedo, as campanhas de prevenção também vão continuar de forma aumentada, com um número maior de dentistas nas escolas, mais escovação e aplicação de flúor, o que traz crescimento para o município. “Estamos aproveitando a estrutura que o município tem em termos de consultórios e também a equipe que temos, ou seja, isso é apenas uma reestruturação, não uma diminuição do atendimento. Estamos reorganizando as agendas, para no dia 01 de outubro, ter uma cobertura completa, não vai ter mais o problema do paciente chegar na unidade de saúde e não ter dentista”, destaca. Outras informações no CEO – Centro Especializado de Odontologia ou mesmo pelo telefone (34) 34232808.