Colaboradores do Hospital Frei Gabriel participaram na manhã do dia 14 de um treinamento ministrado pela psicóloga Lalynne Prais sobre enfrentamento ao óbito. O objetivo era repassar aos funcionários maneiras de lidar, conviver e aceitar a morte, que traz consigo uma gama de significados culturais que o ser humano construiu ao longo de sua existência.
Para a especialista é importante este treinamento porque os profissionais do ambiente hospitalar lidam as questões de morte e morrer diariamente. Estas questões estão iminentes e muitas vezes os profissionais lidam com isto de forma automática.
De acordo com a psicóloga existem maneiras de lidar individualmente então os profissionais podem negar de certa forma esta existência sobre seus próprios questionamentos sobre a morte e morrer. “E importante que se tenha um ambiente que se pense sobre isto porque eles pensando faz com que reflitam sobre as práticas profissionais diárias. E colocar em prática atendendo os pacientes de forma mais humanizada refletindo sobre seus próprios questionamentos. Pois muitas vezes o profissional deixa seus problemas em casa para vir cuidar de outras pessoas.” Um treinamento assim fortalece o vínculo da equipe durante a prática profissional.