Corujas assumidos, eles não conseguem se conter na cadeira, empunham o smartphone e disparam a cada movimento um registro diferente. Em meio à euforia por causa da conquista do primeiro diploma, os maiores emocionados não são os formandos, e sim os pais e as mães. Vale postar nas redes sociais, no grupo da família, dos amigos, guardar e depois revelar. O que não vale é deixar passar em branco ou ficar indiferente ao momento mais doce da infância dos pequenos. A regra é corujar mesmo, com intensidade cinco. Assim são as formaturas das crianças que estão concluindo o ensino infantil.
No total, 17 instituições municipais entregaram o tão esperado canudo aos alunos concluintes da educação infantil. A maratona de formaturas começou no final de novembro e se encerrou na noite de quarta-feira (13). A série de cerimônias, realizada pelas escolas e centros de educação infantil, contou com a presença de uma delegação do poder executivo. Em alguns dias foi necessário dividir os integrantes para que nenhuma festa ficasse sem representante da administração municipal.
Conhecida por sempre marcar presença nos eventos, a chefe do executivo frutalense, prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça) se fez presente em quase todas as formaturas, com exceção do dia em que havia três cerimônias. “Deem brinquedos, mas também deem livros aos seus filhos”, esta foi uma das mensagens que ficou marcada durante a série de discursos que a prefeita proferiu nas solenidades. “Temos muito orgulho de fazer parte da vida dessas crianças, e estar na formatura, acompanhar o crescimento educacional deles, é muito gratificante para nós como gestores”, ressaltou Ciça.
A Secretária de Educação, Gabriela Ferreira de Mello Borges, também se desdobrou para participar da maratona. “É um momento muito importante na vida dessas crianças. Elas estão saindo da educação infantil, algumas chegaram na instituição com três anos, e agora estão partindo para o ensino básico. Toda essa evolução é muito linda e gratificante” destacou a chefe da pasta. “Estamos trabalhando para oferecer um ensino de qualidade, e estar presente nas escolas, nas comunidades, poder conversar com pais, professores e diretores das escolas nos dá condições de poder melhorar esse projeto de ensino infantil, de também acompanhar de perto o ensino básico, que é oferecido pelas escolas Municipais” acrescentou a secretária.
Confira as fotos das formatura