
Com o apoio da Câmara Municipal, os dentistas conseguiram instalar um equipamento audiovisual que permitiu todos que estavam fora do consultório acompanhar os procedimentos.
Dentre as novas técnicas que serão implantadas no serviço municipal de Odontologia está o diagnóstico precoce de câncer bucal e a cirurgia de frenectomia (conhecida como língua presa).
Profissionais da rede municipal participaram nesta sexta-feira (27), de uma capacitação ministrada pelo professor Robson Amui, de Uberaba, realizada na sede da A.B.O. (Associação Brasileira de Odontologia – Frutal) a parte teórica e na UBS Sandoval Henrique de Sá a prática.
Segundo a coordenadora do serviço de atendimento odontológico de Frutal, Flávia Campos Macedo, o objetivo foi treinar os profissionais para que os procedimentos sejam desenvolvidos em Frutal, dando maior agilidade em diagnóstico e tratamento dos problemas bucais.
De acordo com Flávia, uma das técnicas ensinada pelo professor Robson, é voltada ao diagnóstico de câncer bucal. “A partir do contato com o serviço básico, o dentista verifica se há alguma lesão ou um machucado que não cicatriza, ele já consegue fazer a coleta e mandar para o laboratório aqui em Frutal mesmo para análise” explica. Ainda segundo a coordenadora do serviço, esse novo protocolo de atendimento vai acelerar o processo de diagnóstico, que em alguns casos demora mais de meses.
Ainda na capacitação, o professor abordou sobre o procedimento cirúrgico de frenectomia. Uma cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina do tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca que pode prender a língua ou a gengiva à parte interna dos lábios. “Na parte da manhã abordamos as questões teóricas, e no período da tarde já partimos para a questão prática, onde na UBS Sandoval Henrique de Sá executamos algumas cirurgias de pessoas que estavam aguardando na fila de espera. Então essa capacitação foi bastante completa” avalia.