A campanha de vacinação contra a raiva teve início em Frutal nesta terça-feira (17). As doses são gratuitas e estão disponíveis até o dia 31 de agosto. Nesta primeira etapa a vacina está sendo feita em animais da zona rural e no próximo sábado (21), tem inicio na zona urbana.
De acordo com a coordenadora do centro de controle de Zoonoses, a veterinária Camila Castro, essa campanha é de extrema importância, pois a raiva é uma zoonoses que não tem tratamento, ou seja, tanto o animal quanto o ser humano que é acometido vem a óbito, caso sobreviva pode deixar sequelas graves. “A única forma que temos é a prevenção por meio da vacina. Quero deixar claro que a vacinação é gratuita que acontece anualmente, sendo disponibilizada pelo Estado e Município”, informa.
Segundo a veterinária Camila, a zona rural é muito extensa e existe uma dificuldade em realizar os trabalhos neste setor. Ela pede aos proprietários que prendam os gatos em casa, para facilitar trabalho da equipe que passa nas propriedades rurais. “Gostaríamos de convidar a toda população a aderir essa campanha, principalmente nesta etapa da zona rural, que é muito extensa. Gostaríamos que as pessoas que moram na zona rural que entrem em contato conosco, passem a localização e os dias que vão estar na propriedade para facilitar o nosso trabalho”, ressalta. Ela informa que existe uma meta a cumprir e a campanha deve ser feita em 45 dias e para fazer a imunização.
Na zona urbana a campanha começa no sábado (21), a partir das 8horas da manhã com cinco pontos de vacinação. “Todos os bairros terão pontos fixos de vacina e as pessoas devem ficar atentas a programação e aos locais mais próximos de suas residências”, informa Camila.
De acordo com Camila Castro, os animais devem ser levados aos pontos por pessoas maiores de idade. É necessário que o animal esteja sadio, pois pode apresentar baixa imunidade e apresentar alguma reação. Segundo Camila, devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Com relação a gatas e cadelas prenhas, não é recomendado a vacinação, pois mesmo não havendo contra-indicação, pode causar estresse no animal no ato da vacina. “O Centro de Zoonoses é um ponto fixo de vacina e temos as doses disponíveis durante todo ano, não apenas no período de campanha, ou seja, quem não puder vacinar seu animal agora, pode trazer no Zoonoses, mas o ideal é fazer a vacina durante os 45 dias da campanha, pois é importante para o Município”, informa.
Para esclarecimentos de dúvidas sobre os pontos de vacinação, as pessoas devem ligar no Centro de Zoonoses (34) 3423- 2620.
Confira a programação: