Uma caminhada que saiu do Caps II até a Praça da Matriz marcou o início da semana da Luta Antimonicomial em Frutal. Em todo o país, a semana é marcada por mobilizações que carregam o tema “Atentas e fortes, Tantãs sem Temer os Golpes” colocando na narrativa central a luta pela manutenção de direitos e de acesso às políticas públicas de saúde mental. Na quinta-feira (17) um seminário sobre o tema está programado para ocorrer no Yara Lins e na sexta-feira (18) tem um sarau no Sansetto.
Segundo a coordenadora do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial Jesus Souza e Silva), Marina Gonçalves Martins, o tema vem ao encontro das lutas travadas para que os serviços continuem a ser ofertados pelos programas de saúde mental. “Estamos em ano eleitoral, e esse tema vem a calhar, já que não acreditamos que a internação seja uma alternativa para a recuperação e a reintegração de uma pessoa com deficiência menta. É preciso ter um olhar diferenciado aos pacientes, um tratamento humanizado”, destacou Marina.
Para a secretária Municipal de Saúde Marília Gonçalves Martins, a luta para a manutenção dos serviços é diária e o município tem se desdobrado para manter esse importante serviço prestado pelo Caps em pleno funcionamento. “A gente sabe que para tratar não precisa trancar no manicômio. Prova disso é ver no olhar deles a satisfação no desenvolvimento das atividades, nessa caminhada linda” ressaltou a secretária.
Ainda segundo Marília, a situação é bastante crítica no que se refere às políticas públicas de saúde. “O Estado nos deve aproximadamente R$ 7 milhões, isso somente com a saúde em Frutal. Estamos trabalhando diariamente para gerir com economia, mas mantendo todos os serviços em atividade” explicou a chefe da pasta da saúde.
A programação completa da semana da Luta Antimanicomial pode ser encontrada no site Frutal.mg.gov.br. Para participar do seminário sobre saúde mental que ocorre na quinta-feira é preciso fazer inscrição. O sarau no encerramento da programação é aberto ao público no bar e restaurante Sansetto a partir das 9h da manhã.
Veja mais fotos: