A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal de Educação informa que em virtude do isolamento social, vivido em decorrência da pandemia da Covid-19, todas as escolas municipais passaram a disponibilizar aulas e atividades remotas aos alunos da rede.

De acordo com a secretária de Educação Gabriela Mello, a resolução da Secretaria Municipal de Educação foi assinada no dia 30 de abril e a partir de então todas as Escolas, Creches e Cemeis se organizaram para desenvolverem atividades à serem encaminhadas para os alunos. “É importante salientar que tivemos o cuidado de colocar todas as normas da Organização Mundial da Saúde e levar em conta o que o Conselho Nacional da Educação nos instruiu para que essas aulas sejam validadas futuramente através superintendência ou mesmo por meio da secretaria Municipal de Educação e demais órgãos, de acordo com a normatização”, comenta.
Gabriela informa que inicialmente foi feito um mapeamento da rede de ensino e foi possível saber quais alunos tem acesso a internet e diante disso os professores conseguem através de plataformas digitais chegar até eles de forma remota. A secretária reconhece que existem alunos que não tem acesso à internet. “Esses estão sendo contemplados com outros formatos de aulas remotas, por exemplo, os alunos na zona rural estão recebendo os livros e as atividades nas residências. Já na zona urbana, temos também atividades impressas e os pais ou responsáveis irão até a escola para buscar essas atividades semanais. O importante é que todos saibam que nenhum aluno vai ficar descoberto”, garantiu.
Segundo Gabriela, o conceito de aula remota é amplo e que se destina não somente a acesso à internet, mas sim que remete a toda metodologia de aula dada fora do espaço físico escolar. A entrega de material contendo livros e atividades não-presenciais aos alunos das escolas rurais teve início na segunda-feira (11). “A ação visa atingir todos os estudantes do município estreitando os laços entre alunos e professores, além de garantir uma parte do pagamento dos motoristas terceirizados da frota de vans do Transporte Escolar, que fazem a entrega do material”, comenta.
A Secretaria de Educação de Frutal, contará também com o apoio do Curso de Sistema de Informação da Uemg/Frutal que vai disponibilizar estudantes para auxiliar os professores nas escolas de forma que eles consigam chegar em cada família. A secretária Gabriela acrescenta que as famílias com dificuldades, devem procurar a direção da escola e relatar o problema e buscar a melhor solução. “Os professores estão sendo preparados para utilizarem as ferramentas das plataformas digitais GSuíte, do Google for Education, juntamente com os estudantes”, informa. Outras informações pelo telefone: (34) 3423-2650, das 12h às 17h.