A Prefeitura e a Secretaria de Promoção Humana, em parceria com o Poder Judiciário da Comarca de Frutal, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Ministério Público do Trabalho (Procuradoria do Trabalho de Uberlândia), inauguraram a sede própria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Defina Luzia do Carmo”, localizado no bairro Morada dos Ipês. A cerimônia realizada na noite de quarta-feira (12), contou com a presença de autoridades, secretários municipais, entidades de classe, colaboradores, pais e alunos da instituição. Desde 2011, o projeto funcionava em um imóvel alugado no bairro Waldemar Marchi I e atendia cerca de 100 crianças e adolescentes. Agora com um ambiente amplo e mais confortável, o local irá atender 200 crianças de seis a 15 anos dos bairros Ipê Amarelo I e II, Jardim Brasil, Universe Residence Plaza, Progresso e os residenciais Waldemar Marchi I e II e segunda Etapa.
A secretária de Promoção Humana Suely Faria Maia explicou que o Projeto Delfina tem como objetivo fortalecer os vínculos de forma a proteger o direito das crianças e adolescentes em regime de contra turno escolar, nos períodos matutino e vespertino. “Os pais poderão trabalhar com tranquilidade sabendo que seus filhos estão sendo cuidado e tendo oportunidade de aprendizado e lazer, com profissionais capacitados”, afirmou. De acordo com a coordenadora do Projeto, Jaqueline Neves Souza, além das atividades de estudos e lazer a serem desenvolvidos, o novo espaço possui um polo da Guarda Mirim que pretende preparar os jovens para o mercado de trabalho.
O diretor do Foro, juiz Gustavo Moreira, destacou que o Judiciário da Comarca sempre irá envidar esforços para retirar as crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade. “Nosso desejo é que eles tenham locais próprios para aprimorarem a convivência e a relação com as pessoas”. Já o promotor de justiça, Fabrício Costa Lopo, falou da satisfação do Ministério Público ser um dos parceiros da obra: “Graças à participação das instituições e poderes públicos locais obtivemos sucesso na realização deste importante projeto”, disse.
Uma das filhas de dona Delfina, a odontóloga Julmair Vieira Lima, definiu o sentimento da família em mais um reconhecimento por parte do município: “Estamos felizes com a lembrança porque minha mãe valorizava a cultura e a educação, aqui irão sair grandes seres humanos”, ressaltou. A prefeita Maria Cecília Marchi Borges reconheceu a importância de mais uma obra entregue à população. “Agradecemos os parceiros, à família por nos permitir fosse feita a homenagem e aos pais pela confiança. Trata-se de um projeto que irá formar o cidadão para que ele trilhe no caminho da paz, responsabilidade, buscando por meio da educação o seu sucesso”, afirmou.