Chuva rápida acompanhada de sol intenso contribui para o surgimento de escorpiões que normalmente reaparecem nesse período em busca de alimento. Por isso, é preciso redobrar a atenção e os cuidados com este aracnídeo peçonhento, conforme orienta a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses do município, Camila Castro Veiga.
De acordo com a veterinária, a prevenção é a melhor alternativa para qualquer tipo de risco que o escorpião possa representar às pessoas, residência ou ambiente de trabalho. Nesse sentido, ela orienta a população para medidas simples como vedar ralos da casa, soleiras das portas e pontos de energia, rebocar vãos ou frestas, manter caixas de gordura limpas e bem fechadas e manter casa e jardim limpos e sem entulhos. “As caixas de gordura são ambientes para proliferação de barata principal alimento do escorpião”, adverte.
Segundo Camila, em Frutal, são comuns os escorpiões das espécies preto e amarelo sendo este último considerado mais perigoso, pois o veneno dele causa dor imediata de intensidade variável, vômito, sudorese, agitação e choque. Em relação ao combate, ela explica que o Ministério da Saúde não preconiza o uso de inseticida para o controle de escorpião e por isso o Centro de Zoonoses trabalha as medidas de prevenção. “É importante fazer primeiro o controle do escorpião e se houver indicação com o uso de inseticida faça isso com uma empresa especializada”, orienta.
Se a pessoa for picada por escorpião, deve lavar o local com água e sabão, procurar o pronto socorro e se possível levar o animal com segurança para identificação durante o atendimento médico. Nas situações envolvendo crianças, a atenção precisa ser redobrada. “O escorpião pode estar morando perto de você, por isso, as medidas de prevenção são essenciais para evitar acidentes graves”, destaca.
Outras informações podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o 3423-2620.